blog do Roberto Leite

Assuntos de interesses multiplos e atuais.

Voltei

verdades

Vou voltar a escrever, pois ficando apenas de espectador aumenta enormemente a minha frustração.
Não ia me cadastrar para votar pois aos 70 anos não seria obrigado a fazer-lo, mas mudei de idéia, fui lá e me cadastrei biometricamente.

Ficar somente de observador não é a minha praia.
Vou votar sim apesar de ter medo da idoneidade da urna eletrônica brasileira que de acordo com o TSE, é a “melhor e mais segura do mundo”, e por isto não necessita de aparelhagem de conferência física dos votos suspeitos. Ah bom!!!!!
O ultimo post escrito neste espaço foi no dia 21 de junho de 2012. Está próximo do segundo aniversário deste post.

Com os escândalos da Petrobras, que em vários posts anteriores previ que não demoraria a explodir, o que está se concretizando, resolvi escrever algo a respeito.
Na entrevista que hoje li na mídia, do procurados do TCU Marinus Marsico, um comentário dele me chamou particularmente a atenção:mamando
“ Esse mal de misturar o público com o privado é algo que sempre existiu, desde o surgimento dessa esdrúxula figura da sociedade de economia mista. Mas, ultimamente, essa situação aumentou muito, é só ver os escândalos.”
Em 1980, trabalhava com uma indústria no ramo petroleiro, que produzia equipamentos para a exploração e produção de petróleo. Era uma empresa relativamente pequena, de cunho muito internacional, com sedes em vários países.
Era eu, nesta ocasião, gerente internacional de vendas e serviços, e freqüentava regulamente os escritórios da empresa em vários países.
Tínhamos, um filial vem Zurique na Suíça. Era um escritório pequeno, com um representante e uma secretária. A principal função deste escritório ira o de receber pedidos de visitas de representantes ou requisito de algum serviço de nossos produtos.
QuadrillhaO edifício onde se encontrava, este escritório era ocupado por várias empresas do ramo petrolífero, ou de representantes de grandes clientes como Arábia Saudita, Iraque, Líbia, ETC, e tinha doze andares.
O nosso escritório ocupava uma sala no nono andar.
O oitavo andar era todo ocupado pela Braspetro, que era o nome da divisão internacional da Petrobras.
O nosso aluguel desta sala era pago em dólares, pois ainda não existia o euro e a moeda americana era ainda uma referencia internacional. Existia sim o Fraco Suíço, mas os contratos eram estabelecidos em Dólar. Pagávamos nesta época por esta sala um aluguel de R$ 10.000 dólares mensais Tinha aproximadamente 30m².
Por este preço podem imaginar o que a Petrobrás pagava pelo andar inteiro que ocupava.
Outra coisa interessante, quando estava por lá, a nossa empresa permitia o aluguel de automóveis para deslocamento, visita a clientes etc., mas o custo deste privilégio era controlado e o carro mais caro que eu poderia alugar naquela época era um Peugeot 305.
Quando os meus compatriotas, que trabalhavam na Petrobrás viram o meu carro, virou motivo de chacota, pois todos eles andavam de Mercedes ou BMW.
Eles diziam olha aí o Roberto Trabalhando em uma empresa americana e dirigindo esta porcaria…..
Bem isto descrito acima mostra o desperdício inerente de uma estatal que gasta muito e gasta mal.
Mas os acontecimentos recentes de uma investigação da PF mostram que os gastos anteriores, apesar de mal gerenciados, não chegam aos pés desta empresa administrada pelo governo do PT que de uma posição de 12ª maior empresa do ramo, passou subitamente a ser a 120ª com uma dívida impagável, superior ao patrimônio da empresa. comeram tudo
O valor acionário desta empresa administrada tão casualmente pelo governo do PT caiu pela metade, mesmo depois de subir alguma coisa quando a aprovação do governo caiu, em detrimento dos pequenos acionistas que acreditaram no potencial da empresa.
Em qualquer pais sério, quando o preço de algo orçado em projeto passa dos 400% do preço inicial, pessoas vão para a cadeia, são multados, isto se acontecer pois não deixariam chegar a este ponto parando a obra e investigando a fundo a causa do sobre preço.
Mas aqui é diferente, a “Transposição do Rio São Francisco”, foi orçada em 6,2 bilhões, foi iniciada sob a gerencia do baiano Gedel Vieira Lima e quando a operação atingiu um bilhão de reais em irregularidades fiscais, o TCU parou os repasses parando com isto a obra inacabada.
A única parte desta obra que foi acabada dentro do prazo e do orçamento foi o que foi feito pelo Corpo de Engenharia do Exercito Brasileiro.
Foi feito um inventário da situação por uma empresa independente e foi constatado que além do que foi feito pelo exercito nada se pode aproveitar e tem que ser destruído e refeito a um custo aproximado de 14 bilhões de Reais.Sabedoria

O porto de Mariel em Cuba, foi a maior obra terminada pelos doze anos de administração do PT, e até hoje não se sabe para que serviu esta obra e investimento brasileiro nesta ilha prisão.
O imposto recolhido dos brasileiros foi usado pelo governo do PT para uma obra faraônica em um país sem futuro para o que?
Todo o dinheiro investido na Venezuela vai ser perdido, pois o pais está nas ultimas e vai quebrar de uma forma ou de outra. Este regime que lá vigora é realmente insustentável. Uma revolta vai acontecer a qualquer hora e o nosso investimento vai ser totalmente ignorado seja qual for a nova força a assumir este pais.
Já escrevi muito a respeito da Venezuela, pois morei por lá algum tempo, e sei qual será o desfecho desta festança iniciada pelo Chávez.
Falando nisto as filhas do Chávez se recusaram a sair do palácio do governo, pois se sentem no direito de ficar por lá indefinidamente.
Espero que a PF, que é dirigida pelo Ministério da Justiça (Deveria ser independente) consiga chegar ao fundo desta investigação, e que o MP possa indiciar os culpados por esta gastança sejam eles quem for. O nosso povo que trabalha de janeiro ao dia cinco de junho para o governo, e que por todo este trabalho não recebe o devido que seria Educação de Qualidade, Segurança de Qualidade e Sistema de saúde de Qualidade não merece ser estuprado por esta quadrilha que se apossou do país.

 

 

13 abr 2014 - Posted by | ABUSOS LEGISLATIVOS, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AUTORITARISMO, ÉTICA, GOVERNO, POLÍTICA

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: