blog do Roberto Leite

Assuntos de interesses multiplos e atuais.

Promessas e mentiras.

Promessas e mentiras.

Ano de 2008.molesa.jpg

Depois de cinco anos de governo Lula, poderemos fazer um balanço dos fatos e acontecimentos reais, e das promessas e das mentiras do Lula.

Durante a primeira campanha, Lula afirmou que o déficit da previdência, era coisa de armação política e que era apenas questão de organização e de vontade política para o déficit desaparecesse. Ele disse que o governo do FHC, que era o governo das elites, usava o déficit da previdência, para evitar dar um justo aumento ao salário mínimo, favorecendo as elites que empregavam muitos trabalhadores.

Para começar, o problema maior é o emprego público onde as prefeituras de muitos municípios brasileiros somente podem pagar o salário mínimo. Com o aumento deste salário, estas prefeituras ou teriam que desobedecer às leis ou demitir. As indústrias das elites pagam muito mais do que o salário mínimo aos seus empregados.mais-roubo.jpg

Depois de eleito o nosso mentiroso veio com esta pérola:

“Quando a gente é oposição, está tudo na ponta da língua. Mas quando a gente é governo, tem que fazer as coisas. E ao tentar fazer as coisas, encontra uma série de obstáculos.”

Que obstáculos são esses? O presidente esclareceu: “As leis, as questões ambientais, a burocracia, a oposição, o Congresso, o Ministério Público e o TCU.” Ora, ora, ora. Nunca na história desse país um governante foi assim, digamos tão explícito. Chama de obstáculos o que, em verdade, é salvaguarda da coletividade contra eventuais abusos de seus governantes.

Esta explicação, além de cínica é mentirosa, porque ele sabia das coisas antes de assumir.

As promessas feitas para aprovar a CPMF na primeira rodada não foram nunca cumpridas, pois ele sabia que eram apenas mentiras, e não iria cumprir nada e quando foi confrontado com a falta de energia, e da possibilidade de uma apagão, ele mentiu novamente,luladedoemriste.jpg e disse que o Brasil estava com energia garantida até 2012. Mentira, pois ele sabia que como não foi investido nada na geração e distribuição de energia, se o país acompanhasse o mundo e crescesse por conta própria, não haveria energia suficiente.

E nos principais itens que são a obrigação de um governo, ele também mentiu:

“A saúde ESTÁ perto da perfeição”sus-saude.jpg

“Já temos a força nacional, e o crime está sob controle”

“A educação está em crescimento e o número de matriculados está em alta”

“As estradas do Brasil, abandonadas a muitos governos, estão em obras por todos os lados, e um exemplo é a Fernão Dias, que está toda duplicada”

Tudo mentira:

Nada foi investido na área de saúde e antes deste governo, era gasto um mísero 3% do PIB na saúde e agora caiu um pouco para 2,7%. No distrito Federal, onde a saúde pública é disparada a melhor do Brasil, faltam de tudo nos hospitais públicos, faltam médicos, pois os salários estão pela morte, faltam remédios e gente morre nas filas das emergências. Tenho um filho de dois anos, que nasceu no Hospital da Asa Norte (HRAN).

No momento da primeira visita, a minha esposa me ligou e pediu para levar lençóis, cobertores e um travesseiro, porque não havia nada disto no hospital. Perguntei quantas camas estavam em seu quarto e ela me disse que eram quatro e todos no mesmo barco, deitados em cima do colchão, sem nada para cobrir. Não havia toalhas de banho nem de rosto e apenas algumas flanelas para os recém nascidos. Havia também frauda descartável, porém estavam no fim.

Fiz um sacrifício e fui a uma loja e comprei com o cartão roupas de cama cobertores e travesseiros para quatro que levei ao hospital onde nasceu o meu filho.

Quando ouvi pela CBN a declaração do Lula sobre a saúde quase perfeita, perfeicao.jpgpensei que se no DF estava com esta precariedade, imagino no resto do país.

Não sei onde nasceu o Lula, pode ter sido em casa, mas se foi em um hospital público de sua época, garanto que tinha mais conforto do que a minha esposa e meu filho.

Bem apesar de não ter sede própria ou algum quartel, realmente existe a Força Nacional de Segurança. Mas a segurança do povo em geral está pior do que a cinco anos atrás.

A criminalidade está em alta e o Fernandinho Beira Mar, na novíssima cadeia federal de segurança máxima em Campo Grande, continua a dirigir o crime com seu celular.

inflacao.jpg

A educação básica elementar primária e secundária está totalmente abandonada e o governo gasta com a educação geral, 5% do BIP, onde a distribuição é a seguinte: Educação superior 80% da verba e a educação básica fica com os 20% dos 5% do PIB.

A coréia vem investindo por mais de vinte anos 25% do PIB em educação básica, o Chile 15%, e a Argentina 12% de seus respectivos PIBs.

A matrícula escolar este ano caiu consideravelmente. O governo através de seu Ministro da Educação, disse que pode ser que nos anos anteriores, os dados de matricula fossem fraudulentos, indicando um número maior de matriculados para receber mais verba. Ah. Bom!!!

No ano de 2004, quando disse que a Fernão Dias estava duplicada, era tudo mentira, e eu acabava de passar por esta via e havia sim eram canteiros de obras abandonados por todos os lados. O governo Lula terminou a duplicação da estrada entre Goiânia e o DF, que foi iniciada no governo FHC. Fez algumas obras nas estradas do Sul, e criou a maior e mais fraudulenta operação de emergência para tapar buracos por todo o país, no ano de 2006 em plena época das chuvas e ano eleitoral. Por ser aprovada “a toque de caixa” como emergência foi dispensada a licitação e até hoje o TCU está esperando prestação de contas de 90% das obras contratadas.

Outras coisas que aconteceram de diferente no governo Lula:

1. A Petrobrás caiu de produção pela primeira vez em 30 anos. Foi em 2005.

2. O maravilhoso campo de reserva petroleira descoberto neste governo, foi realmente descoberto a 25 anos atrás.

3. O contrato com a Bolívia para fornecimento de gás a um preço de desconto, como compensação pelos investimentos brasileiros no país, que deveria durar outros 19 anos, foi cancelado com tremendo prejuízo para o Brasil, e o Lula disse que estava magnanimamente ajudando a um pobre país.

4. O seu carro chefe de campanha o “Fome Zero”, foi classificado pelo IBGE (antes de aparelhado) como um problema inexistente, e que o maior problema do Brasil era a obesidade.

5. O “Bolsa Família” programa surrupiado do governo FHC e modificado para pior, está dando esmolas a 47 milhões de pessoas. Não há nenhuma exigência de contrapartida apenas que o beneficiado esteja desempregado. Existem exceções, mas a maioria são pessoas que estão mamando nas tetas da viúva e não querem largar a mamata. É um programa definitivamente eleitoreiro. O governo está retirando dinheiro da classe média e repassando para a classe mais pobre como uma esmola, e está chamando isto de distribuição de renda.

6. A dívida interna com um juro médio de 14% triplicou nestes cinco anos, e a dívida externa com um juro de 4% ao ano foi quitada com um empréstimo da dívida interna. Em resumo, deixamos de pagar 4% e começamos a pagar 14% pela mesma dívida. 37% do dinheiro arrecadado com os maiores impostos do mundo são para manter o serviço desta dívida.

7. Foi o governo mais corrupto da história deste país, e o ministério público denunciou e foipatetico.jpg acatado pelo supremo, o indiciamento de 40 ministros parlamentares e outras pessoas diretamente ligadas ao primeiro escalão do governo Lula. A Polícia Federal prendeu outros membros diretos da acessória da presidência com 1,7 milhões na mão para comprar um dossiê contra o José Serra (Dossiê Fajuto) e ninguém foi responsabilizado pelo dinheiro que se encontra até hoje nas mãos da PF esperando aparecer o dono. O Ministro da Fazenda, Antônio Palocci foi pego cometendo um crime de invasão de privacidade, para cobrir o depoimento de um caseiro que o via constantemente nas orgias em uma casa no Lago Sul em Brasília. O presidente do PT teve o desprazer de ver seu irmão envolvido em um caso de dinheiro na cueca e o irmão do presidente Lula foi pego pela PF em uma escuta telefônica pela segunda vez fazendo tráfico de influencia. O presidente disse que ele era apenas um lambari.lambari.jpg Ele disse também que fazer caixa dois era coisa comum e corriqueira na política e que era um hábito normal em campanhas políticas, praticamente admitindo que fosse um costume do PT. O principal marqueteiro do PT, que foi preso em uma rinha de galo, o Duda Mendonça, foi ao congresso admitir que o PT lhe houvesse pagado por seus serviços com um dinheiro nas ilhas Cayman, admitindo com isto que era dinheiro de caixa dois. Este dinheiro ficou isento de impostos no Brasil e de CPMF. A filha ilegítima de Lula, a Lurian Cordeiro, fundou uma ONG denominada “Rede 13” para difundir o “Fome Zero”. Foi premiada com o nosso dinheiro com a quantia de 7,2 milhões de reais, dos quais nuca prestou contas. A D. Marisa foi agraciada com um cartão coorporativo em nome de uma assessora chamada Maria Emília Évora, e nos dois primeiros anos de governo gastou uma média de R$2.700,00 por dia, sendo que destes, R$1.800,00 era retirada em dinheiro no caixa.

 

1. O Luis Flávio filho mais velho do Lula (legítimo) que apesar de formado em zootecnia, tinha uma vida apertada trabalhando no zoológico e ganhando uns 800,00 reais por mês, dava aulas de inglês para completar o parco salário, mas depois de que o pai virou presidente, ele mudou de vida drasticamente. Montou um escritório no Lago Sul em Brasília para vender influência e depois criou uma empresa na internet, a WWW.Gamecorp.com.br que era uma empresa de desvendar jogos difíceis e não tinha nada muito técnico, mas foi agraciada com um investimento milionário (15 milhões) de uma empresa, a Telemar/Oi que devia quase todo o seu capital ao BNDES e justamente agora recebeu uma autorização do governo (ANATEL) para adquirir a Brasil Telecom por quatro bilhões de reais, dinheiro também do BNDES.

http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1286

 

8. Esze-venenoso.jpgte governo também tentou amordaçar a mídia com uma idéia que ainda não morreu, de criar um instituto para regular a profissão de profissionais da mídia e que se estes abusassem em seus artigos escritos poderiam ser punidos até com a perda de seus diplomas. Felizmente não funcionou.

9. Tentou também com um plebiscito desarmar totalmente a população antes de desarmar os bandidos. Esta foi uma declaração do então Ministro da Justiça, Marcio Thomas Bastos. Ele disse que o governo iria desarmar a população para proteger-la de si mesmo, e que os bandidos com suas granadas e AR15 eram um problema de polícia. Perderam também no plebiscito.

10. E finalmente a maior de todas as mentiras: Este governo disse que iria governar o Brasil, e não governou e não governa até hoje. O Brasil está voando com o piloto automático, mas um dia terá que pousar antes do combustível acabar.cortando-na-veia.jpg

Eu escrevo como penso, e o que penso, mas não sou um profissional do ramo como o Peter Wilm Rosenfeld cujo artigo eu estou reproduzindo abaixo:

Promessas presidenciais

Por Peter Wilm Rosenfeld

Foi-se a CPMF, para alívio de milhões de brasileiros e término de uma vergonha nacional.

Imposto criado há mais de uma década, por sugestão do então Ministro da Saúde, Dr. Adib Jatene, destinado exclusivamente para tentar melhorar as condições de saúde neste País, nunca tinha sido usado exclusivamente para isso. Para ser mais exato, cerca de metade do total arrecadado ia para finalidades bem diversas.

Resultado: a saúde, embora o Presidente da Silva tenha declarado que estava beirando a perfeição, continuou sendo um desastre, a demonstrar que o oftalmologista presidencial não servia para nada…

Mas, e enfim, a prorrogação da CPMF não foi aprovada pelo Senado, o que decretou sua extinção em 31/12/2007.

Às vésperas dessa data, o Sr. da Silva veio a público e declarou: Não existe razão para ninguém ficar nervoso, nenhuma razão para que ninguém faça uma loucura de aumentar a carga tributária. (Revista Veja, edição 2040, 26/12/2007, pág. 47).

Ao mesmo tempo, e conforme a mesma fonte, o simpático Ministro da Fazenda declarou que O governo está pensando nas medidas de ajustes a partir da nova realidade, sem a CPMF. São medidas de ajustes de despesas, mas vamos ter que mexer também em alguns tributos existentes que nos permitam arrecadação complementar.

Os prezados leitores se deram conta de que o Sr. Mantega disse exatamente o mesmo que disse o Sr. da Silva ?

Aparentemente, a resposta a essa pergunta é não, ninguém se deu conta.

Vejamos: em nosso idioma, vigora o mesmo princípio que se aplica à aritmética/matemática: duas negativas equivalem a uma positiva .

Então, quando o Sr. da Silva afirma que “Não existe razão para ninguém ficar nervoso”, está dizendo que sim, existe razão para alguém ficar nervoso.

No mesmo passo, ao afirmar que “(não existe) nenhuma razão para que ninguém faça uma loucura de aumentar a carga tributária”, está dizendo que sim, existe alguma razão para que alguém faça uma loucura de aumentar a carga tributária.

Ou seja, o desconhecimento que o Sr. da Silva tem da língua portuguesa (ou brasileira, como querem alguns) fez com que o Sr. da Silva dissesse exatamente o que disse o italiano Sr. Mantega.

E os aumentos de impostos aconteceram. O bisonho e ridículo Ministro Mantega agrediu-nos adicionalmente ao dizer, em tom jocoso mas erroneamente, que o Presidente teria afirmado que não haveria aumento em 2007, nada tendo falado sobre 2008. Tenho para mim que essas “gracinhas” do Ministro seriam motivo suficiente para que fosse exonerado do cargo; temos cômicos muito mais competentes do que o Sr. Mantega.

Esses episódios, ademais, revelam que a oposição ao governo do Sr. da Silva não aprendeu nada nesses cinco anos de mandato.

Era mais do que sabido que nenhuma de suas promessas feitas à oposição em assuntos de interesse da mesma foi cumprida, inclusive e principalmente a liberação de verbas.

Felizmente, no famoso dia de mais de 24 horas em que se debateu a prorrogação ou não da validade da CPMF, a oposição não acreditou em um documento assinado às pressas pelo próprio Sr. da Silva (só o Senador Simon acreditou…) e negou o pedido presidencial.

Mas como as coisas boas duram pouco, em seguida o Sr. da Silva fez uma nova promessa relativa à elevação de impostos, que levou a oposição a aprovar a famosa (e escandalosa) Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite ao Executivo utilizar, livremente, 20% das receitas orçamentárias para os fins que bem entender.

Promessa não cumprida, como de hábito, e a oposição dizendo que tinha sido traída. Ora, foi traída por sua própria memória, pois não é crível que não tivesse presente que nenhuma, repito, nenhuma das promessas do Executivo e, mais precisamente, do Sr. da Silva, aos parlamentares da oposição tinha sido cumprida até então.

Por que cumpriria essa?

Para terminar, abordo um assunto bem diferente: às vésperas de um possível apagão elétrico, verifico que um dos ministérios mais importantes do Brasil está acéfalo, sem um ministro efetivo, há muitos e muitos meses, desde a queda do Sr. Rondeau ! Será que o(a) Ministro(a) de fato é a Sra. Dilma Rousseff, sendo o Ministro em exercício oficial apenas uma sombra ? Nada tenho de particular contra o Senador Edson Lobão, que está sendo apontado como futuro ministro, exceto que penso já ter passado da idade e que não entende nada de energia.

Talvez até por esses dois fatores tenha sido indicado pelo indefectível Senador Sarney…

09 jan 2008 - Posted by | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ÉTICA, GOVERNO, POLÍTICA

1 Comentário »

  1. J .PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia
    Marg. Anchieta, km 17,5 – SBC – São Paulo Brasil 09696-000
    Tel/fax 11 43623291- 43678300
    ww.jpiaget.com.br e-mail: pesquisa@jpiaget.com.br
    C. N. P. J.: 03.601.261/0001-55

    Olá,

    Somos um grupo de profissionais que trabalha no desenvolvimento de livros e cd-rom’s didáticos para serem comercializados em escolas do Brasil.

    Não fazemos parte de nenhuma editora, nosso trabalho é subsidiado pela escola Jean Piaget, em São Bernardo do Campo, SP, que atualmente produz seu próprio material didático, baseado em 25 anos de experiência de ensino.

    Gostaria de saber com quem posso falar a respeito da foto INFLACAO FEIJAO E O VILAO ENDR>https://rleite.files.wordpress.com/2008/01/inflacao.jpg

    para inserirmos em nosso cd room na matéria de Portugues, onde falaremos sobre a diferença entre INFLACAO E INFRACAO.

    Claro que faríamos referência ao autor.

    Ficaríamos muito gratos em poder contar com vossa ajuda.

    Se existir qualquer dúvida sobre quem somos e sobre o trabalho que realizamos, por favor entre em contato direto conosco por e-mail, telefone, ou através do nosso website http://www.jpiaget.com.br.

    Sem mais para o momento, aguardo uma breve resposta.

    Bárbara Lacerda de Oliveira
    Pesquisa e Produção

    Comentário por Barbara Lacerda de oliveira | 27 fev 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: